Equipe do Cisne Branco presente no I Simpósio Sul-Brasileiro de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce

        Nos dias 07 e 08 de fevereiro, a equipe do Acolhimento Institucional Cisne Branco representada pela coordenadora Maria Aparecida de Jesus e pela psicóloga Marçala Rosa , participaram do I Simpósio Sul-Brasileiro de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce. O evento ocorreu no Centro Metodista de Ensino nos dias.

        Dentro da temática proposta no simpósio, sete profissionais da área da saúde ministraram os conteúdos e propuseram reflexões sobre a importância de se conhecer o desenvolvimento infantil típico e atípico e a identificação precoce de problemas.

        Na primeira noite a Dra. Oacy Veronesi, Terapeuta Ocupacional, apresentou a palestra ?O bebê de risco?.  Ressaltando aspectos importantes de serem observados nos bebês e os fatores de risco para que possíveis alterações possam ser detectadas o mais cedo possível.  A intervenção precoce deve ocorrer de zero a 12 meses de vida do bebê, o ideal é que se inicie até os 3 meses de vida, fase de maior neuroplasticidade cerebral. Posteriormente foram destacados ?Os efeitos a longo prazo da intervenção precoce?, bem como a importância do atendimento em equipe multidisciplinar, explanados por Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e Fonoaudióloga.

        No segundo dia os trabalhos iniciaram com o tema ?Desenvolvimento Psicológico Social e Emocional na Primeira Infância? ministrado por uma psicóloga especialista em infância. Ressaltando as fases do desenvolvimento psicológico e destacando aspectos significativos dos primeiros mil dias de vida da criança (0 a 3 anos) etapa extremamente importante para a construção biopsicosocial dos infantes.

        Demais temas como o instrumento Bayley III, utilizado por profissionais capacitados para diagnosticar problemas no desenvolvimento, além da integração sensorial, autismo e intervenção precoce também foram apresentados e completaram o ciclo de conhecimento, discussão e reflexões do simpósio realizados pela Inclusão Eficiente.