Residencial Inclusivo São João Calábria Participa do Fórum Social 2020

        De 27 a 31 de janeiro, o Abrigo João Paulo II representado por Juliana Gonçalves Duarte, coordenadora do Residencial Inclusivo São João Calábria esteve presente no Fórum Social Mundial 2020, que abordou pauta sobre pessoa com deficiência, entre outras. Desde abril de 2019 assumimos em parceria com a FASC o Residencial Inclusivo, primeiro do município de Porto Alegre, onde atendemos jovens adultos com deficiência intelectual, sem retaguarda familiar e com histórico de acolhimento institucional no município.

        No Fórum Social Mundial, presenciamos o protagonismo de pessoas com deficiências físicas e intelectuais, costurando a experiência prática de cada vulnerabilidade existente com as políticas públicas, além de trazer à luz a necessidade do amparo das frentes parlamentares que representam e abrem caminhos práticos dentro das legislações e projetos que atravessam a cidadania de todos.

         A pluralidade do Fórum também foi representada por falas de representantes de órgãos essências na garantia dos direitos das pessoas com deficiência, tal como a defensoria pública e as Federações de Entidades de pessoas com deficiência.

        O evento traz à tona a necessidade que urge do nosso Estado de aperfeiçoar e garantir os direitos das pessoas com deficiência, nos desafiando a trabalhar diariamente com olhar atento e responsável para com aqueles em vulnerabilidade, seja essa visível ou invisível.