Acolhida do AJPII participa de documentário sobre Aprendizagem Profissional

             No dia 22 de fevereiro, o Abrigo João Paulo II recebeu a equipe técnica da produtora Transe Filmes, localizada no município de Caxias do Sul. A mesma veio realizar filmagens da rotina de vida de uma jovem acolhida que faz parte do programa Jovem Aprendiz.

            O documentário que terá o tema "Aprendizagem Profissional de Jovens" é em parceria com Ministério Público do Trabalho e com o Ministério Público da Infância e Juventude e  busca mostrar a importância da  qualificação  e da capacitação dos jovens, no turno inverso ao escolar e com uma carga horária reduzida, para que tenham o aprendizado do trabalho aliado ao estudo, possibilitando um desenvolvimento integral.

            A acolhida Esmeralda, da casa-lar Espírito Santo, foi indicada para participar deste documentário que incentivará as empresas a promoverem oportunidades aos jovens aprendizes, pela Drª. Cinara Vianna Dutra Braga, Promotora da Infância e Juventude de Porto Alegre, que acompanha todos os acolhidos e instituições de acolhimento do município de Porto Alegre. Esmeralda aceitou o desafio, pois tem orgulho de estar no 2º ano do Ensino Médio e ter uma oportunidade de emprego, num contexto social que não oferece tantas vagas. Esmeralda foi acompanhada pela equipe técnica responsável durante todo o dia de gravações nos diversos espaços - escola, refeição, trabalho e na casa-lar.

            A produtora Transe Filmes já realizou um documentário para o Ministério do Trabalho e a realização do documentário sobre Aprendizagem decorre do projeto piloto do filme "Ser Criança - um olhar sobre o trabalho infantil", com duração de 26min, realizado em 2018. Está disponível na plataforma Futura Play ou pelo link: https://vimeo.com/290284393/d303628648

             Além do documentário "Ser Criança", que foi o embrião de uma série mais ampla sobre o trabalho infantil no Brasil, com abrangência nacional, formada por 13 episódios temáticos e conteúdos de formação, intitulada "Na Trilha do Amanhã", que possivelmente será viabilizado em parceria entre o MPT, Canal Futura e Transe Filmes, outro trabalho em parceria com o MPT, a Série Trabalho Digno (4 episódios), com acesso universal pela plataforma Futura Play: http://www.futuraplay.org/serie/trabalho-digno/

            O Abrigo João Paulo II agradece a oportunidade de participar neste documentário que estimulará a sociedade a refletir sobre a importância da preparação dos jovens para o mercado de trabalho.