Notícias

AJPII é certificado pelo Instituto Doar

       No dia 11 de abril, o Instituto Pobres Servos da Divina Providência - Abrigo João Paulo II recebeu do Instituto DOAR o certificado de Gestão e Transparência das organizações sem fins lucrativos com conceito "A+" nos 44 critérios estabelecidos por esta certificação.

Leia mais

Tatiana comemora seus 15 anos

      No dia 07 de abril, a acolhida Tatiana, da casa-lar Anjos do Lar de Viamão, teve a oportunidade de comemorar os 15 anos que simboliza a passagem da menina para a vida mais adulta.

Leia mais

Encerramento do curso Educando para a Transparência

           No dia 28 de março, o Abrigo João Paulo II juntamente com mais vinte e uma Organizações da Sociedade Civil (OSCs) estiveram presentes no encontro de encerramento da capacitação Educando para a Transparência, no prédio da Federasul, em Porto Alegre.

Leia mais

Colaboradores do AJPII participam de encontro de formação

            Nos dias 19 e 20 de março, os colaboradores do Abrigo João Paulo II participaram do primeiro encontro de formação continuada do ano com o aprofundamento de assuntos administrativos e da Circular Interna para 2018, ocorreu na sede administrativa da instituição, em Porto Alegre.

Leia mais

Retorno às aulas

             No mês de março os acolhidos do Abrigo João Paulo II foram retornando às aulas, conforme o calendário escolar de cada escola municipal ou estadual em que as crianças e adolescentes estão matriculados.

Leia mais

Festa de aniversário reuniu amigos e beneficiou o AJPII

      No dia 08 de março, o Abrigo João Paulo II recebeu da Drª. Leonor Schwartsmann, amiga benfeitora da instituição, a quantia de R$10.280,00 reais que foi arrecadada durante sua festa de aniversário. O evento  ocorreu no dia 7 de março e contou com a presença de mais de cem pessoas entre amigos e familiares que se solidarizaram com a proposta de Leonor em receber como presente um valor para esta instituição.

Leia mais

Grupo VIPS promove Diversão e aprendizado

         Na tarde do dia 03 de março, os acolhidos do Abrigo João Paulo II das unidades Cisne Branco, Nossa Senhora de Nazaré e Anjos do Lar tiveram a oportunidade de aprender algumas profissões através de histórias, e também brincaram bastante com os voluntários do Grupo VIPS - Viver Para Servir, em Viamão.

Leia mais

Abrigo João Paulo II participa da reunião na UFRGS

       No dia 28 de fevereiro, representantes do Abrigo João Paulo II e de outras instituições participaram da reunião de avaliação dos conteúdos e metodologias do Curso Educando para a Transparência, na Faculdade de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS.

Leia mais

Evento de Cosmetologia beneficia o AJPII

        No dia 22 de fevereiro, o Abrigo João Paulo II recebeu as doações de produtos de higiene e beleza de Antônio Farias, diretor da empresa Tecnopress Editora Ltda, referente à arrecadação promovida durante o Seminário de Atualização em Cosmetologia, realizada no Union Hotel em Novo Hamburgo/RS.

Leia mais

Carnaval na ULNA

      No dia 13 de fevereiro, os acolhidos das casas-lares Sol Nascente, Irmão Francisco Perez e Farol da Esperança participaram de brincadeiras e do baile de carnaval infantil organizado pelos pais sociais, na ULNA (Uma Luz No Amanhã) em Viamão.

Leia mais

Época de Férias

      Nos meses de janeiro e fevereiro, época do esperado passeio de férias, os acolhidos do Abrigo João Paulo II estão aproveitando muito.

Leia mais

Capacitação Sobre Família Acolhedora

      Nos dias 29 à 31 de janeiro de 2018,  Camila Monteiro, vice - diretora e coordenadora técnica do Abrigo João Paulo II e Maria Aparecida de Jesus, coordenadora do Acolhimento Institucional Cisne Branco, participaram do curso Família Acolhedora em Porto Alegre.

Leia mais

Ordenação e posse do padre Jailton

      No dia 13 de janeiro, o Padre Jailton de Oliveira Lino, da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, foi ordenado bispo da Diocese de Teixeira de Freitas situada no estado da Bahia.

Leia mais

Acolhidos assistem o espetáculo "Nasbecolândia"

          No dia 05 de janeiro, os acolhidos das casas-lares Pérolas do Amanhecer e Farol da Esperança tiveram a oportunidade de assistir o espetáculo "Nasbecolândia ou O Alfaiate Valente", da Cia Teatral Nós Encena dentro da programação do Porto Verão Alegre, no teatro Renascença em Porto Alegre.

Leia mais

Passeio no Shopping da João Pessoa

         No dia 23 de dezembro, os acolhidos da casa-lar Pérolas do Amanhecer acompanhados pelos pais sociais foram convidados a passear no Shopping da João Pessoa, saborear um delicioso lanche na Otto Café e receber um presente do papai noel.

Leia mais

Ceia de Natal

        Na noite do dia 24de dezembro, os acolhidos do Abrigo João Paulo II celebraram o nascimento do Menino Jesus com uma linda ceia de Natal em suas casas lar.

Leia mais

Conclusão de cursos profissionalizantes dos jovens acolhidos

       No dia 21 de dezembro, os acolhidos Esmeralda e Diogo, da casa-lar Espírito Santo, participaram da cerimônia de formatura dos cursos profissionalizantes na Oficina do Pão - mantida pela ong  CEPA - Comunidade Evangélica de Porto Alegre, localizada no bairro Glória, em Porto Alegre.

Leia mais

Festa de Natal do AJPII

            Na tarde de 16 de dezembro, os acolhidos do Abrigo João Paulo II  tiveram a oportunidade inesquecível de brincar, dançar e festejar o Natal juntamente com os pais sociais, direção e voluntários que organizaram e prepararam tudo com muito carinho.   

Leia mais

Conclusão do Ensino Fundamental

        No dia 18 de dezembro, os acolhidos Lucas, da casa-lar Santa Isabel, e o Lucas C., acolhido na casa-lar Anjos do Lar, unidades do Abrigo João Paulo II no município de Viamão, concluíram o Ensino Fundamental e receberam o diploma, na colação de grau realizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Humberto Alencar Castelo Branco, em Viamão.

Leia mais

Pediatras capacitam os educadores sociais do Cisne Branco

          No dia 15 de dezembro, os educadores sociais que cuidam dos bebês e dos acolhidos pequenos no Cisne Branco, participaram da capacitação com as médicas pediatras voluntárias Dra. Samira Martini, pneumologista, Dra. Carolina Zinn Ferreira e Dra. Uyara Sarmanho Spohr, do hospital de Viamão. 

          Os temas abordados durante a capacitação foram:
* Como tratar a cólica em recém-nascidos;
* Cuidados com a higienização de mamadeiras e outros materiais utilizados pelos bebês;
* Como tratar os primeiros estágios de diarreias, vômitos e febre;
* primeiros socorros para o engasgo de bebês e crianças pequenas;
* primeiros socorros em outros casos de uma emergência;
*administração de medicamentos entre outros assuntos pertinentes.

        O Abrigo João Paulo II agradece a presença e o apoio das médicas que não medem esforços no atendimento e auxílio por meio de capacitação e orientações para que os acolhidos tenham um excelente acolhimento.

 

Encontro do Regional Sul - Pobres Servos

        No dia 12 de dezembro, ocorreu a última reunião do Regional Sul deste ano e contou com a presença do conselho operacional do Abrigo João Paulo II e das demais atividades sociais, paroquias e de formação da Congregação dos Pobres servos da Divina Providência que estão localizadas no Rio Grande do Sul.

Leia mais

Márcia Completa 15 anos

        No dia 08 de dezembro, a acolhida Márcia, da casa-lar Doce Olhar, realizou seu sonho na comemoração dos 15 anos, com uma bela festa organizada pelos pais sociais, equipe técnica, voluntários e direção da instituição.

Leia mais

kaelayne Completa 15 anos

      No dia 06 de dezembro, a acolhida Kaelayne, da casa-lar Nossa Senhora de Nazaré, realizou seu sonho na comemoração de seus 15 anos, com uma bela festa organizada pelos pais sociais, equipe técnica, voluntários e direção da instituição.

Leia mais

Acolhidos de Porto Alegre participaram do Natal Gigante

         No dia 6 de dezembro, os acolhidos do Abrigo João Paulo II, das casas-lares de Porto Alegre, juntamente com aproximadamente 1,5 mil crianças e adolescentes que vivem nas instituições de acolhimento e participaram da festa "Natal Gigante" no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. 
Leia mais

IPSDP- Abrigo João Paulo II recebe o Prêmio de Responsabilidade Social

       No dia 30 de novembro, o diretor do Abrigo João Paulo II, irmão Lauri Carlesso, recebeu o prêmio de Responsabilidade Social ? 2017 em uma cerimônia de entrega organizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do sul em parceria com outras empresas e entidades da sociedade civil, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre/RS.

Leia mais

Acolhidos participam do Natal Esperança - 19º BPM

       No dia 30 de novembro, os acolhidos das casas-lares Farol da Esperança, Espírito Santo e Pérolas do Amanhecer do Abrigo João Paulo II juntamente com os acolhidos do Instituto Brasileiro Nova Esperança tiveram a oportunidade de participar do evento "Natal Esperança" promovido pelo comandante de Policiamento da Capital Cel. QOEM Jefferson de Barros Jacques e pelo Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Rio Grande do Sul Ten. Cel. Marcelo Tadeu Pitta Domingues, na sede da unidade em Porto Alegre/RS.

Leia mais

Acolhidos assistem a peça Aprendiz de Feiticeiro

               No dia 29 de novembro, os acolhidos das casas-lares Farol da Esperança, Coração de Jesus, Pérolas do Amanhecer e Divina Providência foram assistir a peça Aprendiz de Feiticeiro, promovido pela  Teatraria³ Espaço de Arte e Cultura, em parceria com o Grupo CEEE, às 20h, no Centro Cultural CEEE Érico Verissimo, em Porto Alegre. Na ocasião foi a formação dos atores do período 2016/2.

Leia mais

AJPII recebe homenagem do SESC Comunidade

      No dia 28 de novembro, o Abrigo João Paulo II esteve presente no Encontro da Rede de Solidariedade Mesa Brasil -SESC Comunidade, com a presença de outras instituições beneficiadas, representantes de empresas doadoras e voluntários do programa. O evento ocorreu no teatro do SESC, na capital.
Leia mais

Edição do Desfile New Face Live Beneficia AJPII

        No dia 19 de novembro, o Abrigo João Paulo II foi beneficiado com as doações de material escolar que os alunos do segundo semestre, da Live Model Produtora, que destinaram para a instituição, no evento de formatura que foi realizado no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Leia mais

II Futebol da Amizade

       No dia 18 de novembro, os acolhidos do Cisne Branco, casas-lares Nossa Senhora de Nazaré, Santa Isabel e Anjos do Lar participaram de uma manhã animada com futebol e almoço, organizado pela direção e colaboradores da empresa Johann, localizada no município de Estância Velha/RS.

Leia mais

Palestra Solidária

      No dia 14 de novembro, o Abrigo João Paulo II foi beneficiado com as doações de alimentos arrecadadas na palestra ?Superando Obstáculos e Conquistando Objetivos?.

Leia mais

AJPII faz parte do I SIMPÓSIO PRÁTICAS NA ADOÇÃO

          No dia 17 de novembro, Camila Monteiro, coordenadora das casas-lares do Abrigo João Paulo II, participou da mesa de debate sobre Ruptura dos vínculos, no  I Simpósio Práticas na Adoção : Refletir, Integrar, Compartilhar, que foi organizado pela ong ELO - Organização de Apoio a Adoção com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande no Sul, Centro de Atendimento Pais-bebês e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no Auditório Pão dos Pobres - Porto Alegre, RS.
 
        O evento contou com a participação de Profissionais da Rede de Proteção, Psicólogos, Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares, profissionais da área da saúde, Instituições de Acolhimento, Instituições de Ensino Superior e estudantes. E teve como objetivo Geral - Refletir sobre as práticas adotadas nas diversas regiões do Estado e seus resultados nos processos de adoção.
 
         Dentre os Objetivos Específicos: Ampliar o diálogo entre as Instituições visando a uniformidade, celeridade e qualificação para as práticas nos processos de adoção; Socializar projetos que tomam como base o fortalecimento do diálogo e da articulação entre Instituições de Ensino Superior, Judiciário e Sociedade Civil; Fomentar políticas conjuntas das Instituições para o processo de habilitação, preparação e apoio à adoção fortalecendo vínculos e parcerias; Socializar, debater e compartilhar políticas e práticas desenvolvidas pelas Instituições e Equipes Técnicas, fortalecendo a produção acadêmica sobre esta temática; Oportunizar espaço de levantamento de demandas dos diversos atores.
 
        Durante o turno da manhã o debate foi sobre a RUPTURA DOS VÍNCULOS, com as temáticas:
- Entrega Protegida - Angelita Camargo, Assistente Social da Corregedoria da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul; 
- Entrega para Adoção na Saúde- Flávia Scheffer, Psicóloga  do Hospital Fêmina; 
- Saída da Família de Origem - Jeferson Leon, Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do RS ? ACONTURS; 
-Acolhimento Institucional - Camila Monteiro, Assistente Social Coordenadora Técnica das Casas-Lares do Abrigo João Paulo II.
 
        No turno da tarde foram aprofundados os temas PREPARAÇÃO PARA A ADOÇÃO, os assuntos foram:
- Preparação pelo Judiciário - Dr. Marcelo Mairon Rodrigues, Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre ? RS;
- Preparação pelos Grupos de Apoio a Adoção - Lizianne Cenci,  Psicóloga, Coordenadora do Núcleo de Preparação para Adoção da Elo;
- Preparação das Crianças e Adolescentes - Taís Cesca, Psicóloga SOS Casa de Acolhida.
 
       Quanto ao FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, foram abordados:
-Trabalho Clínico com as Famílias - Ms.Patrícia Santos , Terapeuta de família e Doutoranda PPg Psicologia UFRGS;
-Grupos de Apoio à Adoção- Márcia Franco,- Psicóloga, Coordenadora de Estágios CESUCA e Coordenadora da Elo em Cachoeirinha/RS; 
- Atuação do MP em Casos de Devolução - Dra.Cinara Viana Dutra Braga, Promotora da Infância e Juventude de porto Alegre RS.
 
      O produtor é o Elo - Organização de Apoio a Adoção, é uma associação civil, sem fins lucrativos e desenvolve atividades em diversos municípios gaúchos em parceria com toda a rede proteção a crianças e adolescentes na busca pela garantia ao direito a convivência familiar e comunitária.
 
      O Abrigo João Paulo II procura apoiar iniciativas que promovam o debate, a troca de experiências e o compartilhamento do conhecimento nas questões referentes ao acolhimento institucional. Somos gratos ao Elo pelo convite e pela oportunidade de aprendizagem.
 

Acolhida recebe medalha de prata no Taekwondo

      No dia 11 de novembro, a acolhida Esmeralda e a Yasmim, filha dos pais sociais, da casa-lar Espírito Santo participaram de uma competição de taekwondo que ocorreu no parque esportivo da  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. 
Leia mais

Encontro de Formação continuada

       Nos dias 7 e 8 de novembro, foi realizado mais um encontro de formação continuada para os pais sociais e educadores substitutos, na sede administrativa do Abrigo João Paulo II.

Leia mais

Apadrinhamento Afetivo

       No dia 31 de outubro, mais uma turma do Apadrinhamento Afetivo que foi realizado na sede administrativa do Abrigo João Paulo II, em Porto Alegre. As oficinas tiveram início no dia 10 e beneficiará dez crianças ou adolescentes acolhidos na instituição.

Leia mais

Acolhidos fazem a primeira comunhão

          No dia 28 de outubro os acolhidos Richard, Mateus, Princila, Camila e Talia, da casa-lar Mãe de Deus e os acolhidos Marciele, Márcia, Emili e Érica  da casa-lar Doce Olhar realizaram a primeira comunhão na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viamão. 
Leia mais

15 anos de Renata

         No dia 27 de outubro foi realizado o aniversário de Renata, acolhida da casa-lar Irmão Francisco Perez, em Porto Alegre.

Leia mais

Partilhando Vivências da Parceiros Voluntários

         No dia 27 de outubro, o Abrigo João Paulo II esteve representado por alguns voluntários e pelo setor administrativo da instituição no encontro Partilhando Vivências que ocorreu auditório da Faculdade FACTUM, em Porto Alegre. 
Leia mais

Adoção - tema da Roda de Conversa

        No dia 25 de outubro, o Abrigo João Paulo II esteve representado por Camila Monteiro, vice-diretora, assistente social e coordenadora técnica das casas-lares, no evento denominado ?Roda de Conversa?, no Espaço Cultural da Escola Amigos do Verde, em Porto Alegre. 
Leia mais

Acolhidos assistem apresentação do Grupo Corsários Inversos

      No dia 23 de outubro, os acolhidos das casas-lares Pérolas do Amanhecer, Coração de Jesus, Divina Providência e Espírito Santo participaram do teatro promovido pela Ação de Voluntariado de Dia das Crianças da empresa (NET, Claro e Embratel), no auditório do Pão dos Pobres, em Porto Alegre.
 
Leia mais

Encontro de Gestores Calabrianos

       Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, a direção e alguns colaboradores do setor administrativo e técnico participaram do XIV Encontro de Gestores Calabrianos, no Seminário Nossa Senhora de Caravágio, em Farroupilha. O encontro contou com a presença de diversas atividades sociais, de formação religiosa e paroquiais, que são realizadas pelos Pobres Servos da Divina Providência no Brasil.
Leia mais

Acolhidos são beneficiados com óculos de grau

      No dia 19 de outubro, tudo começou a ficar mais nítido para alguns acolhidos do Abrigo João Paulo II que apresentavam problemas de visão. Elas receberam óculos gratuitamente, e a vida ganhou mais cor e nitidez através de um projeto da rede de óticas Ojo by Mr. Ray.
Leia mais

Batizado dos acolhidos

        No dia 15 de outubro os acolhidos Richard, Mateus, Princila e Talia, da casa-lar Mãe de Deus e os acolhidos Marciele, Márcia e Érica  da casa-lar Doce Olhar foram batizados na  Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viamão. A missa foi presidida pelo padre Juliano Machado.

Leia mais

PJM conhece o trabalho realizado pelo Abrigo

       No dia 13 de outubro, um grupo com quinze jovens da PJM ? Pastoral Juvenil Marista, de vários estados do Brasil, visitaram o Cisne Branco e os jovens tiveram a oportunidade de passar o dia conhecendo trabalho desenvolvido pelo Abrigo João Paulo II e fazendo uma experiência de imersão e vivência cristã, que teve por objetivo presenciar a realidade o acolhimento institucional e perceber como é possível fazer algo para transformar realidades.

Leia mais

Acolhidos participam do grupo Onda

         No dia 7 de outubro, os acolhidos José, César e Jeferson, da casa-lar Sol Nascente, participaram do retiro promovido pelo grupo Onda da Paróquia São Cristóvão, em Porto Alegre. Os acolhidos participam ativamente da paróquia e neste ano auxiliaram no encontro como ?tios? a organizar e preparar todo encontro com os demais jovens da comunidade.

Leia mais

Roda de Conversa sobre Adoção

 
        No dia 25 de outubro será realizado o evento "Roda de Conversa sobre Adoção", no Espaço Cultural da Escola Amigos do Verde, às 18h 30min, pois o desejo de adotar uma criança ou adolescente passa pelo pensamentos de muita gente, mas às vezes é colocado fora dos planos de vida em função de medos, desinformação ou menos preconceitos sociais.
Leia mais

Alunos da escola Amigos do verde conhecem o Abrigo

     No dia 12 de setembro, os alunos de uma turma de Educação Infantil da Escola Amigos do Verde estiveram conhecendo o trabalho que o Abrigo João Paulo II desenvolve com crianças e adolescentes acolhidos, acompanhados pelas professoras, na sede da instituição em Porto Alegre.

Leia mais

Treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros

       O Abrigo João Paulo II e o Centro de Educação profissional São João Calábria proporcionaram capacitações para os pais sociais e educadores substitutos com o objetivo de propiciar o conhecimento do combate ao incêndio e os primeiros socorros. O curso foi realizado em duas etapas, no C.E.P. São João Calábria, em Porto Alegre.

Leia mais

15 anos de Rubiane

      No dia 4 de setembro foi realizado o aniversário de Rubiane, acolhida do Cisne Branco no município de Viamão. A festa foi realizada na Kurt Festas e estava decorada em tons de rosa e branco. Rbi contou com a presença d de amigos, coordenação, equipe técnica, educadores sociais e os acolhidos do Cisne Branco.

Leia mais

Abrigo participa de seminário sobre gestão do terceiro setor

       No dia 14 de setembro, os colaboradores do setor administrativo do Abrigo João Paulo II, participaram do seminário proporcionado pela ONG Filantropia, por meio do Projeto Itinerante ? Gestão do Terceiro Setor. Este projeto é gratuito, realizado em todo o Brasil e destinado à capacitação de instituições do terceiro setor. O Evento foi realizado no Pão dos Pobres, em Porto Alegre.

Leia mais

Retiro para os pais sociais e educadores

      Nos dias 12 e 13 de setembro o Abrigo João Paulo II realizou o retiro para os pais sociais e os educadores sociais da instituição, no Noviciado Nossa Senhora de Caravágio, em Viamão. O encontro foi orientado pelo padre Jeilson da Silva,  formador do Aspirantado São José da congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, com a temática ? Retornemos ao Evangelho?.

Leia mais

Passeio no Park Tupã

        No dia 09 de setembro, os acolhidos da casa-lar Raios de Luz, de Alvorada, ganharam de um benfeitor os ingressos do passaporte para brincar em todos os brinquedos do parque de diversões Tupã que está em curta temporada no município de Porto Alegre.

Leia mais

Acolhidos participam de missa crioula

       No dia quatro de setembro, os acolhidos da casa-lar Rainha da Paz juntamente com os pais sociais participaram da missa crioula, na Paróquia Santa Isabel localizada no município de Viamão, e a missa foi presidida pelo padre Roque.

Leia mais

Jantar da Solidariedade

      No dia dois de setembro, foi realizado o XIII Jantar Dançante da Solidariedade, no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre. O Evento foi organizado pelos voluntários casais da restinga e direção do Abrigo João Paulo II. Este ano teve como objetivo angariar recursos para a construção de uma casa-lar, na zona sul de Porto Alegre.

Leia mais

Abrigo participa da VIII Jornada Calabriana

      No dia 25 de agosto, ocorreu durante todo o dia a 8ª edição da Jornada Calabriana, no ginásio de esportes do Centro de Educação Profissional São João Calábria, em Porto Alegre. O evento organizado pelo setor social do Regional Sul com o objetivo de orientar e capacitar os colaboradores das atividades sociais, paróquias e centro de formação religiosa da Congregação Pobres Servos da divina Providência.

Leia mais

Visita da família Anchietana

      No dia 26 de agosto, a Família Anchietana visitou as casas-lares Pérolas do Amanhecer, Coração de Jesus e Farol da Esperança. Esta é uma ação dentre as várias ações que são realizadas com a parceria do Abrigo João Paulo II e do Colégio Anchieta.

Leia mais

Gesto concreto de solidariedade

     No dia 23 de agosto, os alunos da turma 181 do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Idalino Pedro da Silva, do município de Parobé, realizaram a entrega dos alimentos que foram arrecadados na escola por meio de uma ação solidária, que foi fruto da visita realizada no dia 8 de agosto, promovida pelas professoras Margarete T. de Oliveira e Letícia Zanatta.

Leia mais

Cidadão legal

     No dia 22 de agosto, o Abrigo João Paulo II recebeu a equipe de reportagem da BAND Porto Alegre para conhecer melhor o trabalho realizado pela instituição e partilhar com a sociedade o trabalho voluntário que é realizado.

Leia mais

XIII Jantar Dançante da Solidariedade

           A providência de Deus tem se manifestado de diversas formas, e uma delas é através do Jantar Dançante da Solidariedade, que este ano chega a sua XIII edição, tradicionalmente promovido pelos Casais Voluntários da Restinga, cuja dedicação e generosidade o Instituto Pobres Servos da Divina Providência ? Abrigo João Paulo II enaltece, juntamente com os amigos patrocinadores que promovem este evento.
Leia mais

Processo de desenvolvimento da criança e do adolescente

       Nos dia 8 e 9 de agosto, foi realizado o encontro de formação continuada para os colaboradores do Abrigo João Paulo II, na sede administrativa, em Porto Alegre. A temática deste encontro foi sobre ?processo de desenvolvimento da Criança e do Adolescente: Superproteção e Negligência?, que foi  abordada pelo Dr. Paulo Kroeff, doutor em psicologia e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Leia mais

Alunos do município de Parobé visitam o Abrigo

      No dia 8 de agosto, os alunos da turma 181 do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Idalino Pedro da Silva, do município de Parobé, estiveram visitando a sede do Abrigo João Paulo II e conhecendo o trabalho de acolhimento institucional desenvolvido pela instituição.

Leia mais

Audiência Pública sobre lei de aprendizagem

        No dia 03 de agosto, o Abrigo João Paulo II esteve representado por Camila Monteiro, vice-diretora e coordenadora técnica, na audiência coletiva que foi promovida com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS); Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região (MPT-RS); Ministério do Trabalho (MT);Defensoria Pública;  Assembleia Legislativa; Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Secretaria do Desenvolvimento Social de Porto Alegre e Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS), no auditório do TRT4, em Porto Alegre.

Leia mais

Comemoração dos 36 anos do Abrigo João Paulo II

           No dia 29 de julho, foi realizada a Missa em Ação de Graças pelos 36 anos do Abrigo João Paulo II na Paróquia Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre. A instituição desenvolve o serviço de acolhimento e garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Leia mais

Passeio no parque

        No dia 27 de julho, os acolhidos da casa-lar Sol Nascente juntamente com os pais sociais passaram uma tarde de sol no Parque Moinho de Ventos, em Porto Alegre.

Leia mais

II Semana missionária regional

          Nos dias 18 e 19 de julho,  o setor de pastoral do Abrigo João Paulo acompanhou  alguns  jovens que estão participando da II Semana Missionária Regional  que foi organizada pelo Serviço de Evangelização da Juventude instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Sul 3, na vivência do Plano Bienal #EmMissãoPelaVida, que teve início no dia 17 até 23 de julho.

Leia mais

A relação de Padre Calábria com as pessoas

          Nos dias 13 e 14 de julho, ocorreram os encontros de formação continuada para os colaboradores do Abrigo João Paulo II, como tema ?A relação de Padre Calábria com as pessoas?, que foi conduzido por Pe. Miguel Tofful, Superior Geral dos Pobres Servos da Divina Providência, na sede administrativa da instituição. Também esteve presente no encontro Pe. Gilberto Bertolini, Superior dos Pobres Servos da Divina Providência no Brasil.
Leia mais

Conferência sobre Assistência Social em Porto Alegre

         Nos dias 11, 12 e 13 de julho, o Abrigo João Paulo II esteve representado pela equipe técnica e administrativa na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Alegre, com o tema ?Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social?, no Salão de Atos do Prédio 4 da PUCRS, em Porto Alegre.

Leia mais

Projeto Missão Diversão

       No dia 17 de junho, foi realizado o projeto ?Missão Diversão? que foi criado por Marcella Bertoluci,16 anos, que está no 3º ano do ensino médio do Colégio Farroupilha. O projeto pioneiro, em parceria com o Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, visou à aproximação de forma lúdica e divertida de alguns adolescentes e grupos de irmãos acolhidos pelo Abrigo João Paulo II que estão aptos à adoção com as famílias habilitadas no judiciário, o evento ocorreu no pátio do Colégio Farroupilha.

        Marcella enfatiza ?Sempre procurei aproveitar todas as oportunidades que me são oferecidas, e ano passado participei de um evento chamado Utopia Followers, idealizado pela empresa Smile Flame, que me abriu muitas portas?.  Durante algumas semanas, alunos de 4 escolas de ensino médio de Porto Alegre foram convidados a participar do Utopia Followers e promover a criação de um projeto criativo e inovador visando gerar um impacto positivo na sociedade de uma maneira descontraída.

       Com o apoio da Smile Flame, Marcella e alguns colegas ficaram sensibilizados com a situação das crianças de abrigos e decidiram encontrar alguma maneira de ajudá-los. Ao longo das semanas, desenvolveram a estrutura do projeto e ao final do programa optaram por tirar a ideia do papel. Marcella continuou sozinha nesta tarefa de execução, procurando o Juizado da Infância e Juventude e apresentando o Projeto e conseguindo esta importante parceria.

       Neste ínterim Dr. Marcelo Morandin Rodrigues estendeu o convite ao Abrigo João Paulo II, para abraçar este projeto, onde após avaliação dos casos de acolhidos com mais idade e grupos de irmãos com difícil colocação em adoção pudessem participar do projeto, o que foi aceito com muita alegria e satisfação.

      Com a mobilização do Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e voluntários que auxiliaram, além da importante participação e mobilização dos 21 habilitados  que se envolveram de forma unanime durante as reuniões para organização do lanche e da participação nas tarefas da gincana a qual promoveu uma tarde de integração, Marcella colocou em prática seu projeto que foi um sucesso.

        O Abrigo João Paulo II agradece Marcella, Dr. Marcelo e equipe técnica judiciária, Dra. Cinara Vianna Dutra Braga por apostar no compromisso da instituição com as crianças e adolescentes acolhidos, buscando sempre novas alternativas que possam beneficiar o andamento dos processos e da vida de cada um.

 

Casa-lar Sol Nascente vai ao cinema

      No dia 30 de junho, os acolhidos e os pais sociais da casa-lar Sol Nascente, de Porto Alegre, foram beneficiados com ingressos e tiveram a oportunidade de ir ao GNC do Shopping Lindóia e assistir o filme ?Meu Malvado Favorito 3?.

Leia mais

Abrigo participa de capacitação sobre mobilização de recursos

      Nos dia 28 e 29 de junho, o Abrigo João Paulo II esteve representado por Cleber Monegatti e Lécimary Moreno, do setor administrativo, no curso Mobilização de Recursos, que foi oportunizado pela ONG Parceiros Voluntários com o apoio do Instituto Cyrela, na sede da ACERGS ? Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Leia mais

Arraiá no João Paulo II

        No dia 24 de junho, foi realizada uma encantadora Festa Junina para todos os acolhidos do Abrigo João Paulo II, com o apoio de voluntários e amigos que auxiliaram a transformar o evento em um dia inesquecível.

Leia mais

Miniempresa SPINLET S.A./E realiza doação para o Abrigo

          No dia 30 de junho, os alunos que participaram do programa de Miniempresas da Junior Achievement do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, realizaram uma visita ao Abrigo João Paulo II para doar parte da arrecadação. O projeto foi realizado junto aos alunos do primeiro ano do ensino médio e teve como objetivo a criação de uma miniempresa para estimular a criatividade e o empreendedorismo com duração total de quinze semanas.

Leia mais

Prefeito de Viamão vistou o acolhimento Cisne Branco

        No dia 27 de junho, o Dr. André Pacheco, prefeito de Viamão, juntamente com Cassiano Sgorla, assessor jurídico e Lenara Vaz, vereadora do município, estiveram conhecendo as dependências e a forma de trabalho realizado pelo acolhimento Cisne Branco, também e verificando as necessidades existentes.

Leia mais

Compartilhando experiências sobre o voluntariado

         No dia 22 de junho o Abrigo João Paulo II foi convidado a partilhar sua trajetória com o voluntariado no encontro de formação que foi promovido pelo Centro de Educação Profissional São João Calábria juntamente com o Centro de Promoção da Infância e Juventude para todos os coordenadores de projetos e direção. As três são atividades sociais que pertencem a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência e possuem o mesmo carisma Calabriano.

Leia mais

IV Encontro de formação continuada

      Nos dias 8 e 9 junho, foi realizado o IV Encontro de Formação Continuada com a presença dos pais sociais, educadores sociais, equipe técnica e administrativa.  Pe. Gilberto Bertolini, delegado da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência no Brasil, conduziu o encontro com a temática ?Espiritualidade Calabriana?. O evento ocorreu na sede do Abrigo João Paulo II.

Leia mais

Grupo Hamsa de Na?amat Pioneiras doa secadoras de roupas

No dia 9 de junho, o grupo Hamsa de Na'amat Pioneiras fez a entrega de duas secadoras de roupas Eletrolux, fruto de uma ação solidária denominada Jantar das Amigas do Bem, que foi realizado no mês de maio, sendo parte da renda em benefício do Abrigo João Paulo II.O grupo tem como missão: Contribuir para o desenvolvimento e a valorização da mulher e preservar as tradições e a identidade Judaico-Sionista.

Leia mais

Capacitação sobre elaboração de projetos

       No dia 7 de junho, o Abrigo João Paulo II esteve representado por Cleber Monegat no encerramento do curso ?Elaboração de projetos e indicadores sociais para mobilização de recursos? que foi oportunizado pela ONG parceiros voluntários. Com carga horária de 40 horas, tendo início nos dia 3 e 4, nos dia 17 e 18 de maio.  Esta capacitação foi ministrada pela consultora Carmem Franco, na ACERGS ? Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Leia mais