Direção do AJPII participa do encontro da Rede Solidariedade do Sesc

          No dia 21 de novembro, Pe. Cláudio Bianchet, diretor do Abrigo João Paulo II, representou a instituição no Encontro da Rede Solidariedade do SESC que reuniu empresas doadoras, entidade beneficiadas e voluntários, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre.
 
           O Sistema Fecomércio-RS/Sesc realizou, o Encontro da Rede Solidariedade para apresentar o balanço anual dos programas Mesa Brasil e Voluntariado em Porto Alegre e Região Metropolitana. A abertura do evento contou com a apresentação da orquestra da Pequena Casa da Criança, que é uma das entidades beneficiadas.
 
           De janeiro a outubro de 2018, o Programa Mesa Brasil Sesc distribuiu 669.358 quilos de alimentos para 296 entidades sociais em Porto Alegre e Região Metropolitana. No período, o programa contou com 146doadores e parceiros, realizou 133 ações educativas e capacitou 3.421 pessoas. Em todo o Rio Grande do Sul, no mesmo período, o Mesa Brasil distribuiu mais de 1,5 milhão de quilos de alimentos a 758 entidades. Já o Programa Sesc de Voluntariado soma até outubro 737 pessoas capacitadas por meio de cursos, palestras e oficinas.
 
          Representando o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, a gerente de Educação e Ação Social Lisângela Antonini reforçou que os mais de 669 mil quilos de alimentos doados, só em Porto Alegre e região, representam o valor social de mais de R$ 4,5 milhões, que são revertidos nas instituições em alimentação diversificada e balanceada, manutenção e reformas das entidades sociais, aquisição de aparelhos e utensílios e ampliação do quadro técnico. "No momento em que as entidades sociais não precisam adquirir alimentos, elas conseguem usar esse recurso em outras necessidades que estão presentes no dia a dia", garante.
 
             Para o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Schmitz, os resultados representam a esperança que une doadores e voluntários em defesa do propósito de ambos os programas. "O sentimento hoje é de quem está entre amigos para falar de coisas boas. Que possamos nos alegrar com os números e com esse elo de esperança", declara.
 
         Durante o Encontro da Rede de Solidariedade, além da apresentação dos resultados dos programas, o evento contou com um talk show com representantes dos setores envolvidos nos programas e com a entrega de homenagem aos doadores, entidades sociais, voluntários, empresas envolvidas e as Jornalistas Amigas do Mesa Brasil - Caren Baldo, Laura Medina e Maria Helena Ruduit. Os convidados também participaram de um coquetel que incluiu as receitas vencedoras do Concurso Chef Mesa Brasil, realizado em outubro deste ano.
 
        Sobre o Mesa Brasil - O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Atualmente, o programa é a principal ação social das organizações do setor terciário no País, atingindo o objetivo de tornar-se uma rede de solidariedade reconhecida na área de segurança alimentar e nutricional devido ao engajamento de todos os parceiros, como as empresas doadoras, voluntários, imprensa e entidades sociais. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), sempre em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.
 
          Sobre o Sesc Voluntariado - O Programa Sesc de Voluntariado forma voluntários e articula o seu trabalho através da entidades sociais parceiras, que por sua vez também recebem capacitação na área de gestão. O resultado desse trabalho é o fortalecimento do Terceiro Setor e a promoção da cultura do voluntariado em prol da promoção do bem estar social e da responsabilidade social compartilhada. No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre e Região Metropolitana, o Programa Sesc de Voluntariado também é desenvolvido em Rio Grande, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí e em Lajeado ? Vales do Taquari e Rio Pardo.
 
          O Abrigo João Paulo II agradece o trabalho realizado por toda a equipe do SESC que não medem esforços para auxiliar as instituições no desenvolvimento do seu trabalho e nas ações de conscientização do reaproveitamento de alimentos por meio de receitas com talos, cascas e sementes que agregam valor nutricional. 
 
View the embedded image gallery online at:
http://abrigojoaopauloii.org.br/661-sesc01#sigProId84a8fdf430