Loading color scheme

Flores do nosso Jardim

Notícias

No Residencial Inclusivo Nossa Senhora Aparecida, em Porto Alegre, foi confeccionada pelos residentes a Horta com pneus, com o objetivo de orientá-los na busca do conhecimento dos alimentos e flores, e cuidado ao meio ambiente proporcionando um trabalho coletivo no cuidado com a natureza. 

O desenvolvimento do plantio aconteceu por etapas: Higienização dos pneus e pintura, organização do espaço, preenchimento dos pneus com terra, organização das mudas e sementes.

Os residentes foram orientados e acompanhados pelos educadores em todos os processos. Na hora do plantio explicou-se sobre a utilização dos alimentos na culinária. A participação de todos ocorreu de forma colaborativa e criativa. 

 

 

No Abrigo Residencial Cisne Branco, em Viamão, também contamos com a atividade de plantio e jardinagem com as crianças e adolescentes acolhidos. De forma criativa os educadores estimulam o cuidado com as plantas e o meio ambiente, desde a pintura dos vasos e pneus até a plantação das mudas, que são realizadas pelos acolhidos.

 

 

A prática do cultivo de jardim e horta tem sido cada vez mais utilizada como auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças crônicas ou desequilíbrios emocionais. A atividade, ainda, estimula a criatividade, a memória visual, melhora a atividade motora e tem efeito relaxante.

 

“Somos inundados pelas maravilhas de Deus, tudo nos fala dele, tudo é dom seu: o ar que respiramos, a luz que nos sorri, o calor que nos aquece, a flor que nos anima, o fruto, as roupas, a casa, tudo é dom seu. Transformemos esses dons em meios para louvar e bendizer a Deus, em degraus para subir até Ele.” - São João Calábria