Loading color scheme

Integração com os novos colaboradores do RI Raios de Luz

Notícias

No dia 07 de outubro, a direção e as coordenações do Abrigo João Paulo II receberam os novos colaboradores do Residencial Inclusivo Raios de Luz para um momento de integração, troca de conhecimentos e experiências.

A reunião foi no Residencial, local em que irão desenvolver o trabalho de acolhimento dos jovens adultos com deficiências do município de Porto Alegre.

O diretor do Abrigo João Paulo II, padre Cláudio Antônio Bianchet, deu as boas-vindas aos novos colaboradores, iniciou sua fala trazendo a história do fundador São João Calábria, o surgimento da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, em Verona na Itália. E falou do apelo feito pelo papa João Paulo II, quando esteve em Porto Alegre em 1980, para que cuidassem dos meninos que viviam nas ruas, foi quando, no ano seguinte, surgiu o Albergue João Paulo. Ele traçou de, forma breve, o percurso histórico dos quarenta anos de acolhimento que o Abrigo realiza até os dias atuais.

Padre Cláudio explicou a Pedagogia Calabriana e seus fundamentos (Ver, Inclinar-se, Sacudir Suavemente, Reconhecer e Acolher), salientou a importância de vivenciarmos diariamente esses valores na realização do trabalho junto aos residentes.Fez a entrega de um bombom com a seguinte do fundador São João calábria:"Trabalhamos e ajamos de tal forma como se tudo dependece de nós e depois entreguemo-nos a Deus. Ele tem seu tempo, seus dias, seus caminhos.", e lembrou que a confiança em Deus Pai providente é um dos fundamentos da Obra Calabriana e um dos pilares no trabalho da instituição.

Camila Monteiro Martins, assistente social, vice-diretora e coordenadora técnica do Abrigo João Paulo II, iniciou a capacitação apresentando a missão, visão, valores institucionais, os serviços realizados e fez um breve histórico da trajetória no acolhimento de pessoas cujos direitos foram violados e o papel da instituição em promover a proteção e o acompanhamento de seu desenvolvimento, com vistas a reintegração familiar e comunitária.

Apontou, principalmente, a seriedade, a responsabilidade e o respeito que espera de todos os novos colaboradores no desenvolvimento deste serviço e no bom cuidado dos futuros residente. Pois a instituição presa por um trabalho ético, qualificado e humanizado, com base em seus valores: comprometimento institucional, trabalho entre equipe, espírito de família, respeito a vida, fé e confiança em Deus.

Juliana Duarte Gonçalves, psicóloga e coordenadora dos Residenciais Inclusivos, falou sobre a metodologia e plano de trabalho e pontuou vários aspectos sobre especificidades que o acolhimento de jovens adultos com deficiências exige, informou alguns aspectos administrativos como horários de trabalho e o planejamento das ações.

As pautas foram encerradas com a aplicação de uma dinâmica entre os colaboradores, que visou a comunicação entre eles de forma intuitiva, para que pudessem estabelecer vínculos através do reconhecimento e da identificação pessoal, que vai além do ambiente de trabalho. Os colaboradores relataram que a dinâmica foi muito boa, que "quebrou o gelo" e que os fez sentirem-se bem-vindos entre a equipe e ao novo trabalho na instituição.

Ao finalizar o momento de interação, os colaboradores foram convidados a participar da inauguração do Residencial Inclusivo Raios de Luz, no dia 08 de outubro de 2020, assim como foram informados sobre a abertura do funcionamento da casa no dia após a inauguração oficial.

{gallery}2020/integracaoRL{/gallery}