Loading color scheme

FASC realiza parceria com Abrigo João Paulo II para novos Residenciais Inclusivos

Notícias
No dia 24 de agosto, a direção do Abrigo João Paulo II- Instituto Pobres Servos da Divina Providência (IPSDP), firmou mais uma parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para a abertura de duas novas unidades de Residencial Inclusivo para jovens e adultos com defici ência, em Porto Alegre.

O Termo de Colaboração foi assinado pela Srª. Vera Ponzio, presidente da FASC, pelo Pe. Cláudio Antônio Bianchet, diretor do Abrigo João Paulo II e por sua vice-diretora, Camila Monteiro. A cerimônia foi restrita em virtude da pandemia, contando apenas com a presença da direção técnica e administrativa da FASC.

Em abril de 2019, a prefeitura de Porto Alegre, por meio da FASC, deu início ao primeiro Residencial Inclusivo para o acolhimento de jovens adultos com deficiência, em parceria com o Abrigo João Paulo II. Sendo esses jovens, sem retaguarda familiar, advindos dos serviços de acolhimento institucional do município de Porto Alegre.
 
O Residencial São João Calábria é um espaço de acolhimento institucional organizado e adequado para um melhor desenvolvimento desses jovens. São acompanhados por educadores sociais, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e uma coordenação.
 
Este residencial tem o propósito de romper com a prática do isolamento, de mudar o paradigma de estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. Sua finalidade é propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência comunitária.
 
O Abrigo João Paulo II agradece a FASC pela confiança e o pelo reconhecimento do trabalho que vem realizando ao longo desses 39 anos com o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos.
{gallery}2020/Assinaturatermo{/gallery}