Encontro de Formação Continuada

Nos dias 09 e 11 de dezembro, no auditório da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), foi promovido o Encontro de Formação Continuada dos colaboradores do Abrigo João Paulo II. Na última formação do ano foi abordado o assunto ?Rede?, ministrado pela Psicóloga Mirela de Cintra.

A palestrante iniciou sua apresentação contextualizando o tema, dando exemplos e explicando que as redes não significam somente estar conectados a internet, mas sim que elas são compostas de conexões, sendo uma ligação, uma união, um vínculo. Apresentou os três tipos de redes existentes: a centralizada, a descentralizada e a distribuída.

A Psicóloga ainda comentou sobre a Rede social espontânea, as Redes sócio comunitárias, as Redes intersetoriais, as Redes de serviços prestados e as Redes setoriais públicas. Também, falou sobre a Rede de proteção social na assistência social, que tem por objetivo a proteção ao ciclo de vida e o apoio aos impactos dos eventos humanos que provocam rupturas e vulnerabilidades.

E por fim, salientou sobre a importância da criação de ?vínculo?, onde técnicos e educadores devem se articular para criar um lugar de pertença para os acolhidos, podendo assim trabalhar as Redes quentes (quando se tem vínculo) e as Redes frias (quando não se tem vínculo).