Encontro de Formação sobre Configurações Familiares

      Nos dias 06 e 07 de novembro, foi realizado o encontro de formação continuada com todos os colaboradores do Abrigo João Paulo II. A psicóloga Mirela de Cintra, aprofundou o conhecimento com a temática ?Configurações familiares?. O evento foi realizado no auditório da Fundatec.
     Mirela introduziu o assunto sobre o contexto familiar e trouxe algumas propagandas antigas para ilustrar pensamentos que na época eram normais e que hoje percebe-se que são contraditórios dentro do contexto de sociedade. Relatou sobre as destituições ou não e devolução de adoções. 
 
     Falou da importância de saber que a criança possui um histórico. Apresentou o modelo de famílias brasileiras, como se contextualizou a "ideal família nuclear", exemplificou casos de acolhidos e próprios e mostrou alguns bordões onde se apresentava a questão cultural das famílias. 
 
    Mirela ressaltou "É necessário um ambiente estável para o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes. O Abrigo é uma passagem na história dos acolhidos. Um momento, uma parada transitória na vida deles e temos o dever de fazer diferente, de criar oportunidades de desenvolvimento e afeto."
 
     Apresentou as configurações de família existentes hoje: tradicional, monoparental, ampliada,  não convencional. E, por fim, destacou que a memória sempre tende a aplacar a intensidade das dores lembradas.
 
    Este oitavo encontro foi realizado por meio da participação de um edital, de 2018, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do RS, por meio do Termo de Colaboração - FPE Nº 1957/2018 FECA - Fundo Estadual da Criança e do Adolescente promovido pelo  CEDICA (Conselho Estadual Dos Direitos Da Criança e Do Adolescente do RS) com o propósito de captar recursos para proporcionar capacitações aos colaboradores durante doze meses, proporcionando um local adequado e a presença de profissionais específicos que abordarão temas voltados à área do acolhimento institucional.
 
   O Abrigo João Paulo é muito grato à todo o trabalho que a Psicóloga Mirela de Cintra desenvolve junto aos nossos colaboradores, propiciando momentos de reflexão e aprendizagem.