Abrigo João Paulo II participa do Encontro da Rede de Solidariedade Sesc

      No dia 25 de novembro, o SESC-Mesa Brasil promoveu o Encontro com a Rede de Solidariedade reunindo doadores, parceiros e entidades beneficiadas. Na ocasião foi apresentado o balanço anual dos programas Mesa Brasil e Voluntariado no Estado e Região Metropolitana. O evento foi no Teatro do Sesc Centro, em Porto Alegre.
       Em todo o Rio Grande do Sul, o Sesc arrecadou mais de 1.400 toneladas de alimentos para 760 organizações da sociedade civil, complementando a refeição de mais de 100 mil pessoas e representando o valor social de R$ 8.736.269,20.
 
       O diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, destacou que o valor arrecadado em alimentos representa uma economia para as entidades, que podem investir em outras áreas para complementar o trabalho desenvolvido. 
 
      Os números do Programa Mesa Brasil em Porto Alegre e Região Metropolitana foram revelados pelo gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Schmitz. Ele iniciou a apresentação ressaltando o momento único oferecido pelo Encontro da Rede: "Hoje, os doadores e os representantes das entidades têm a oportunidade singular de se olhar nos olhos e dizer muito obrigado. Acreditamos que é importante essa interação com quem está do outro lado da rede", declarou. Depois, vieram os resultados que brindam o trabalho feito até outubro de 2019: foram 778.612kg de alimentos distribuídos, 76.853 pessoas beneficiadas e R$ 5.695.829,50 em economia para as instituições atendidas. Já o Programa de Voluntariado teve 11 cursos e 227 pessoas mobilizados.
 
      A cerimônia ainda teve uma apresentação do grupo Afro Tchê, da Associação Creches Beneficentes do Rio Grande do Sul (Acbergs), talkshows representantes de organizações parceiras do Mesa Brasil e participantes do Programa de Voluntariado, além de reconhecimentos aos doadores, entidades receptoras, voluntários e jornalistas que contribuem para o desenvolvimento dos projetos durante o ano. Também estiveram presentes no evento Regina Becker, secretaria estadual de Trabalho e Assistência Social; Lisângela Antonini, gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS; Ailton dos Santos Machado, presidente da Ceasa/RS; Natacha Casagrande, gerente do Rio Grande do Sul da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Carolina Breda Resende, representando o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Moisés Fraga Gonçalves. 
 
      Durante o encontro o diretor do Abrigo João Paulo II, Pe. Cláudio Antônio Bianchet, encontrou as professoras Iara Terezinha Bernardes, Diretora Sócio Cultura e Olinda Pereira Morel, Diretora Administrativa,do Clube do Professor Gaúcho, empresa apoiadora do Abrigo e do Sesc.
 
Sobre o Mesa Brasil - O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo, sempre em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.