FEIRA DOS SONHOS

        No dia 14 de novembro, 74 crianças e adolescentes em situação de acolhimento nas cidades de Porto Alegre e Viamão estiveram autografando o livro Feira de Sonhos. A obra traz textos, ilustrações e fotos sobre sonhos e relatos de vida dos autores. A sessão de autógrafos ocorreu às 10h, no Espaço dos Autógrafos Coletivos do Memorial do RS,  Porto Alegre. 
 
      O projeto da Corregedoria-Geral da Justiça teve como objetivo proporcionar uma experiência social e cultural, além de fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes. A intenção também, é mostrar, aos leitores e público em geral,  a realidade vivenciada por esses jovens em situação de acolhimento. Estiveram presentes a  Desembargadora Drª. Denise Oliveira Cezar, Corregedora Geral de Justiça, Desembargadora Dr.ª Nara Cristina Neumann Cano Saraiva, Corregedoria da Infância e Juventude,  Dra. Cinara Vianna Dutra Braga, Promotora de Justiça da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul. 
 
       O livro está dividido em três categorias: redações (14 aos 17 anos), desenhos (8 aos 14 anos) e fotografias (12 aos 17 anos). As dissertações (até 30 linhas) e as ilustrações tratam de motivações e expectativas dos autores, os quais expressam sentimentos, anseios, receios e aspirações para o futuro de acordo com um tema específico.
 
     As obras foram selecionadas pela Comissão Avaliadora do Projeto Feira de Sonhos, composta pela escritora Patrícia Langlois, pelo ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum e pelo fotógrafo Fredy Vieira. Foi uma manhã de muitos sorrisos, elogios, reconhecimento e gratidão.
 
      O Abrigo João Paulo II agradece à Corregedoria-Geral da Justiça a oportunidade dada às crianças e adolescentes em situação de acolhimento de experienciarem o fazer literário, agradece aos pais sociais que apoiaram e aos voluntários do reforço escolar que acompanharam e auxiliarem os acolhidos neste projeto.