Encontro formativo debate sobre o Sistema de Garantia de Direitos

       Nos dias 6 e 8 de maio, o Abrigo João Paulo II promoveu o encontro de fomação continuada para todos os colaboradores da instituição que teve como tema o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado no salão de eventos da FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências, em Porto Alegre.
 
       A assistente social, Lenara Vaz Guedes, Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social- SMCAS de Viamão, foi a faciilitadora do encontro. Ela propôs  uma dinâmica de integração e uma experiência de escuta e representatividade dos participantes por duplas. Após o término da dinâmica fez algumas reflexãoes sobre a importância da escuta ativa de forma atenta não pré-julgando os comportamentos, mas acolhendo o que é falado.
 
      Lenara enfatizou a importância do trabalho em rede, pois ?o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes é um grande rede e se um falha acaba comprometendo todo o trabalho de proteção?. Também explicou a subdivisão do sistema: Defesa, Promoção de Direitos e Controle Social. Enfatizou quem representa cada eixo e como deve ser acessado, quando deve-se articular a presença de cada um sempre visando a proteção das crianças e adolescentes.
 
       O serviço de acolhimento desempenhado pelo Abrigo João Paulo II em suas unidades de atendimento faz parte do eixo da Promoção de Direitos e para reforçar as reflexões Lenara distribuiu algumas folhas e separou em três grupos que elencaram algumas ações que são realizadas no cotidiano.
 
        No dia 08, após a palestra a Equipe de Pastoral da instituição promoveu algumas homenagens às mães encerrando o encontro com um saboro lanche.
 
       Este é o segundo encontro realizado por meio da participação de um edital, em 2018, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do RS, por meio do Termo de Colaboração - FPE Nº 1957/2018 FECA- Fundo Estadual da Criança e do Adolescente promovido pelo  CEDICA (Conselho Estadual Dos Direitos Da Criança e Do Adolescente do RS) com o propósito de captar recursos para proporcionar capacitações  aos colaboradores durante doze meses, proporcionando um local adequado e a presença de profissionais específicos da área do acolhimento institucional.
 
        O Abrigo João Paulo II agradece a presença de Lenara que tem uma longa caminhada na proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes, e deseja muito sucesso em sua caminhada.