AJPII participa de lançamento do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente

       No dia 22 de agosto o Abrigo João Paulo II foi representado por Pe. Cláudio Bianchet, diretor da instituição, e Camila Monteiro, vice-diretora e coordenadora técnica, no lançamento o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como objetivos a garantia os direitos da criança do adolescente e a capacitação de profissionais e da comunidade em geral para que se engajem no cuidado integral da infância. O evento ocorreu no auditório da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

      O evento, contou com a presença do presidente da Rede Marista, Ir. Inácio Etges, do reitor da PUCRS Ir. Evilázio Teixeira e do Ir. Sandro Bobrzyk, presidente da Fijo e coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, além de especialistas da área, representantes do poder público, gestores, educadores e estudantes.

     O centro de proteção terá como sede localizada na Fundação Irmão José Otão (Fijo), no prédio 2 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 ? Porto Alegre) e terá duas frentes, a promoção de pesquisas interdisciplinares e a formação e capacitação de agentes e colaboradores dos ambientes acadêmicos, escolares, da saúde e familiares.  Os estudos serão focados na prevenção e combate à violência sexual, em alternativas pedagógicas para a inclusão de alunos com transtorno de comportamento e para trabalhar a violência escolar, nos impactos do ambiente familiar e da realidade social na formação da personalidade da criança, além de questões que interfiram na dignidade da vida da criança e do adolescente.

    Conforme o reitor da Universidade, sediar o centro no Campus permitirá uma intensa aproximação e articulação com inúmeras pesquisas que já estão sendo realizadas nesta temática. ?Somaremos esforços e poderemos atuar como vetor para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam essa demanda?, afirma Teixeira.

     Mobilização de diferentes áreas: De acordo com o Ir. Bobrzyk, coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, já estão programados dois eventos piloto neste semestre, visando certificar os colaboradores da Rede nas áreas médica, do direito e também na sua dimensão social. ?Esse projeto está sendo plantado e será cultivado em um dos melhores espaços possíveis para transformar a realidade, que é a universidade, onde há produção do conhecimento e da interação com a sociedade?, destaca o gestor. Ele acrescenta que ?Esse projeto precisa de mais parcerias entre os setores público e privado, e de mais corações que pulsem por essa causa?, defendeu.

     O Abrigo João Paulo II agradece o convite e a parceria na luta pelos direitos e a proteção das crianças e adolescentes e parabeniza a PUCRS pela iniciativa da criação deste centro que auxiliará muito na construção de uma sociedade melhor.

     Foto e dados PUCRS