Encontro de Gestores Calabrianos

       Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, a direção e alguns colaboradores do setor administrativo e técnico participaram do XIV Encontro de Gestores Calabrianos, no Seminário Nossa Senhora de Caravágio, em Farroupilha. O encontro contou com a presença de diversas atividades sociais, de formação religiosa e paroquiais, que são realizadas pelos Pobres Servos da Divina Providência no Brasil.
 
      O encontro teve como tema Igreja e Gestão dos Bens ?Gestão sustentável e carisma na Organização Calabriana: revendo e ampliando? e como frase norteadora ?O ser humano é o protagonista, o centro e o fim de toda vida econômico-socil? ( Gs 63).
 
        Os temas aprofundados foram Iluminando a prática: A Encíclica Laudato Sí ea dimensão do cuidado, por Dom Jaime Kohl, Bispo da Arquidiocese de Osório-RS; Terceiro Setor e os desafios do momento - Ir. Rosane Ghedim, presidente da rede de saúde Santa Marcelina, em São Paulo; Governança Corporativa e possibilidades ? Dr. Rogério Pires, Superintendente do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre/RS; Sustentabilidade e Compromisso social ? Clovis Tramontina; OPSDCA como ferramenta indispensável na boa gestão ? Luciano Mendonça; O voluntariado ? implicações e benefícios ? José Alfredo Nahas, Superintendente da ONG Parceiros Voluntários de Porto Alegre/RS; Programa de Gestão da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência: um compromisso de todo colaborador calabriano ? Ir. Gedovar Nazzari, Ecônomo Geral do PSDP.
 
         No segundo dia do encontro foram realizadas oficinas de boas práticas de Gestão Sustentável que foram direcionadas para cada área de atendimento, sendo na área da saúde: Experiência do Hospital Santa Marcelina- São Paulo /SP; na área social: Atuação do Centro de Educação Profissional São João Calábria- Porto Alegre/RS; Na área de pastoral e paróquia: Paróquia Santo Antônio de Alvorada/RS; na área vocacional: Experiência da Província Marista do Rio Grande do Sul; na área missionária- O trabalho da UMMI ? União Médica Missionária Italiana ? Verona/Itália.
 
      No último dia Padre Jailton Lino, ecônomo da congregação no Brasil, propôs uma dinâmica de avaliação do econtro, por grupos de trabalho (saúde, social, educação, paróquias e casas de formação), para refletir, a partir dos conhecimentos adquiridos no encontro, quais metas serão criadas e qual será a forma de trabalho?. Ao final, os grupos retornaram após um tempo e partilharam as experiências e os diálogos.
 
        Em 2018 a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência assumirá a AMECC - Associação Menores Com Cristo, uma atividade social desenvolvida no município de Guarabira, no estado da Paraíba. O presidente da AMECC, Sebastian Haury, apresentou a história e os projetos desenvolvidos na instituição que possui 27 anos de trabalho junto aos mais pobres e necessitados.
 
        Padre Gilberto Bertolini, Delegado da Congregação no Brasil, agradeceu a presença e o trabalho desenvolvido por todos os gestores que estavam presentes e fez as considerações finais para o encerramento do encontro.