Treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros

       O Abrigo João Paulo II e o Centro de Educação profissional São João Calábria proporcionaram capacitações para os pais sociais e educadores substitutos com o objetivo de propiciar o conhecimento do combate ao incêndio e os primeiros socorros. O curso foi realizado em duas etapas, no C.E.P. São João Calábria, em Porto Alegre.

       Nos dia 5 e 6 de setembro, foi realizada a primeira etapa de formação, sobre o Combate a incendido, prevenção e extinção de princípios de incêndio e da correta utilização de extintores. A temática foi abordada por Gustavo Becker, técnico em segurança do trabalho, que promoveu aulas teóricas e práticas com os assuntos: conceitos básicos sobre fontes de ignição, comburentes, fogo entre outros; cuidados necessários; treinamento de extinção de fogo; classes de incêndio, agentes extintores.

      Nos dias 21 e 22 de setembro, ocorreu a segunda etapa que teve como enfoque os primeiros socorros. Luciano Medeiros Araudi, enfermeiro padrão, realizou aula teórica e prática sobre as questões de afogamento e engasgamento de crianças e adolescentes. Enfatizou que nos momentos de emergência é fundamental manter-se a calma para poder realizar os procedimentos corretos nos acolhidos em caso de engasgamento que é o mais comum por objetos, brinquedos ou até mesmo com a alimentação.

     O abrigo João Paulo II realizou a capacitação, conforme a resolução técnica do Corpo de Bombeiros referente ao Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios ? TPCI. A instituição busca a constante capacitação para promover o acolhimento institucional de forma segura e eficiente.