Abrigo participa da VIII Jornada Calabriana

      No dia 25 de agosto, ocorreu durante todo o dia a 8ª edição da Jornada Calabriana, no ginásio de esportes do Centro de Educação Profissional São João Calábria, em Porto Alegre. O evento organizado pelo setor social do Regional Sul com o objetivo de orientar e capacitar os colaboradores das atividades sociais, paróquias e centro de formação religiosa da Congregação Pobres Servos da divina Providência.

       O Abrigo João Paulo II proporcionou a capacitação para setenta colaboradores, que no período da manhã, apreciaram o tema ?Eu e o outro: identidade e relacionalidade?, que foi conduzido pelo Dr. Luciano Marques de Jesus, professor da PUCRS ? Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, nos cursos de Filosofia e Teologia.

        No turno da tarde foram realizadas  oficinas específicas para cada área de atuação dos colaboradores dentro das instituições e distribuídas da seguinte forma:

Oficina 1 - Para pais sociais e educadores substitutos, foi conduzido por Camila Monteiro, assistente social, e Francine Bulsing, psicóloga, do Abrigo João Paulo II com o tema: ?As relações no desenvolvimento do ciclo vital?

Oficina 2 - Para orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, conduzido por Gustavo Gobbo, pedagogo, e equipe do Centro de Promoção da Infância e Juventude, com o tema: ?Planejamento e registro de atividades?.

Oficina 3 - Para educadores, educadores sociais e oficineiros, foi conduzido pelo professor Mário Cristiano e equipe do Centro de Promoção da Infância e Juventude, com o tema: ?cooperatividade em ambiente profissional - potencial pessoal e coletividade em vista de um objetivo comum.?

Oficina 4 - Para colaboradores de escritórios, conselhos operacionais, conselhos de família, coordenadores de setores, supervisores e coordenadores pedagógicos, foi conduzido pelo Prof. Ottmar Teske (IPESA), com o tema: ?Eu e o outro na gestão estratégica social - diagnóstico e elaboração de fluxogramas para a solução de problemas.?

Oficina 5 - Para áreas produtivas, serviços gerais, cozinha, manutenção predial e elétrica, foi conduzido por Airton S. Paula, panificador, e equipe (do Centro de Educação Profissional São João Calábria, com o tema: ?dons e habilidades; competências pessoais e trabalho em equipe com vista a resultados?.

        O Abrigo João Paulo II agradece o trabalho do setor social da regional sul que preparou a Jorna Calabriana com muita dedicação e dentro dos princípios e filosofia de São João Calábria. Foram momentos de muita motivação, troca de experiências e reencontro de amigos que lutam pela mesma causa.