Processo de desenvolvimento da criança e do adolescente

       Nos dia 8 e 9 de agosto, foi realizado o encontro de formação continuada para os colaboradores do Abrigo João Paulo II, na sede administrativa, em Porto Alegre. A temática deste encontro foi sobre ?processo de desenvolvimento da Criança e do Adolescente: Superproteção e Negligência?, que foi  abordada pelo Dr. Paulo Kroeff, doutor em psicologia e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

       Professor Paulo iniciou o encontro com uma dinâmica com blocos de frases sobre a relação educação e educadores, solicitou que cada um escolhesse apenas uma delas, após fez uma estatística e comentou as mais votadas. Apresentou as oito idades dos seres humanos, segundo Erik Eriksom e aprofundou a reflexão sobre o surgimento problemático dos modos de ser na adolescência; o término da adolescência; A aprendizagem por observação e o condicionamento das relações; a aprendizagem relacionada com a forma que as crianças vivem; proteção versus super-proteção.

      No dia 9 de agosto o encontro foi mais voltado para os pais sociais, em virtude da proximidade do dia dos pais. Dr. Paulo apresentou os dez mandamentos para os pais que consta um rol de ações e atitudes de extrema importância para uma excelente construção de laços e educação dos filhos. Ao final do encontro o Abrigo João Paulo II fez uma homenagem aos pais com a oração de benção realizada pelo Ir. Cleber Monegatti e um saboroso lanche especial aos pais.

    O Abrigo João Paulo II agradece a presença e a disponibilidade do Dr. Paulo em proporcionar momentos de reflexão e aprendizado a todos os colaboradores da instituição. E deseja a todos os pais um abençoado dia e que Deus guie sempre vossos caminhos nesta grande missão de pai.