II Semana missionária regional

          Nos dias 18 e 19 de julho,  o setor de pastoral do Abrigo João Paulo acompanhou  alguns  jovens que estão participando da II Semana Missionária Regional  que foi organizada pelo Serviço de Evangelização da Juventude instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Sul 3, na vivência do Plano Bienal #EmMissãoPelaVida, que teve início no dia 17 até 23 de julho.

        Participaram do evento mais de sessenta jovens, sendo que foram convidados quatro representantes de cada arquidiocese do Rio Grande do Sul, e estão hospedados na casa de famílias da comunidade ligados as paróquias da arquidiocese de Porto Alegre. Este encontro tem como objetivo de proporcionar vivências missionárias na perspectiva da pastoral conjunto. Vivenciar o cotidiano das pessoas nas realidades e serviços sociais da Igreja; Fomentar entre os jovens a espiritualidade missionária; refletir sobre a missionariedade da Igreja; Aprofundar a dimensão missionária da fé; Sensibilizar para o compromisso e inserção na Igreja local pelas pastorais sociais.

         No dia 18 de julho as instituições convidadas realizaram oficinas para que os jovens conhecessem as realidades que seriam visitadas. Além do Abrigo João Paulo II foram convidados a participar a Pastoral do Presídio Central localizado no Partenon; O Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis- CPCA, localizado no bairro Lomba do Pinheiro e  o Centro Social Marista-CESMAR, localizado no bairro Rubem Berta.

          No dia 19 de julho, um grupo de sete jovens das cidades de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Rio Pardo, Pelotas, Sapucaia do Sul, e de Osório conheceram o abrigo residencial Cisne Branco, que promove o acolhimento emergencial do município de Viamão. Oportunidade que os jovens tiveram de passar o dia promovendo a escuta, a conversa fraterna, várias brincadeiras e a contação de histórias. No final da tarde o grupo visitou a casa-lar Santa Isabel e pode conhecer o trabalho dos pais sociais e perceber como é organizada esta outra modalidade de acolhimento. Para encerrar o passeio no município de Viamão visitaram a Igreja Matriz de Viamão que foi construída em 1747 a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

          O Abrigo João Paulo II agradece o convite dos bispos Dom Adelar Baruffi e Dom Adilson Busin e da Irmã Zenilde Fontes, coordenadora desse projeto, e também a presença dos jovens que estiveram conhecendo o trabalho dos Pobres Servos da Divina Providência e como é desenvolvido o serviço de acolhimento institucional pela instituição. Desejamos muito sucesso e que Deus abençoe a vida e missão de cada jovem que busca a construção do Reino e uma vida mais humana e solidária.