Seminário sobre o enfrentamento do abuso e a exploração sexual

          No dia 18 de maio foi realizado, no município de Viamão, o 1º Seminário Municipal de Enfrentamento ao Abuso sexual das crianças e adolescentes, promovido pelo COVIDICA (O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Viamão), Secretaria de Educação, Secretaria da Cidadania e Assistência Social, Secretaria da Saúde, Conselho Tutelar e Abrigo João Paulo II com o apoio da OAB/RS subseção de Viamão, Câmara municipal de Vereadores de Viamão, APAE e NOVO LAR.

          Durante a manhã os palestrantes foram o Sr. Júlio Fontoura, coordenador do fórum colegiado Nacional dos Conselheiros Tutelares,  que abordou ?A importância da denúncia pelo Disque 100?; após foi realizada uma apresentação artística foi realizada pela Banda de Lata da E.M.E.F Podalírio; Drª. Tatiana Alster, Promotora de Justiça, falou sobre ? A atuação do Ministério Público na proteção de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual; Srª. Michele Galvão, coordenadora de Estratégica de Saúde da Família, apresentou os Fluxos de atendimentos das crianças e dos adolescentes vítimas de Violência Sexuais.

        O encontro iniciou o turno da tarde com uma apresentação artística do Novo Lar com Dança de Rua, após Drª.Jeiselaure Rocha de Souza, Delegada responsável pela delegacia da mulher de Viamão, falou sobre a Exploração e o abuso sexual ? causas e enfrentamentos; Srª. Maria Aparecida de Jesus, coordenadora, Juliana Tripovichy, psicóloga, e Graziele César, assistente social, do Cisne Branco que pertence ao Abrigo João Paulo II abordaram o tema ?Trabalhando a sexualidade dentro da Instituição de Acolhimento?; a Srª. Maria Cristina Viana, psicóloga clínica, falou sobre a Violência Sexual ? Sinais e consequências.

        O IPSDP - Abrigo João Paulo II agradece o apoio do Conselho Tutelar, das secretarias do município, do Ministério Público e de todos os envolvidos que apoiaram a realização deste evento que foi tão importante para a conscientização da população sobre esta problemática que é o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.