Seja Voluntário!

O Abrigo João Paulo II conta com o apoio de pessoas e empresas voluntárias da seguinte forma:
 

Reforço Escolar: (De março até dezembro) o voluntariado acontece uma vez por semana (2h) e consistem em revisar o conteúdo que os acolhidos aprenderam na escola, incentivar a leitura e os cálculos matemáticos, dar o exemplo de organização, cuidado com os materiais escolares e reforçar a importância que o estudo tem na vida das pessoas, contar histórias, fazer algumas brincadeiras entre outras atividades, sempre de comum acordo com os pais sociais. OBS.: Dedicação exclusiva e se quiser pode ajudar nas festas ou em outras ações.

- Divulgação da instituição e arrecadação de alimentos: uma vez por mês temos a permissão de fazemos a divulgação da instituição e solicitar a doação de alimentos não perecíveis, graças à parceria do Abrigo João Paulo II, BIG Cristal e o Banco de Alimento. Com o apoio dos voluntários que auxiliam em dois grupos, sendo um no  horário 9h até 13h e o outro no turno 13h às 17h30min. Todo alimento arrecadado vai para os acolhidos da instituição.

Feiras, exposições e eventos: Durante o ano o Abrigo é convidado a participar de feiras, exposições e eventos pontuais. O apoio de voluntários é fundamental para a divulgação e comercialização de produtos em benefício da instituição, que auxilia no custo dos acolhidos. Também realizamos a venda pelo site do Abrigo e na sede por indicação.

Festas: O abrigo realiza as festas: Junina, Dia da Criança e Natal. E a presença dos voluntários é primordial para auxiliar na organização das festas, nos brinquedos, distribuição de alimentos, decoração entre outros apoio necessários.

- Reparo em brinquedos:muitas vezes o Abrigo recebe de doação brinquedos usados que precisam de higienização, roupas limpas ou novas e pequenos reparos. Geralmente organizamos com os voluntários para a entrega no dia da criança ou no Natal.

- Profissionais: O apoio voluntário pode ser por meio da disponibilidade de um horário no consultório ou atendimentos na sede da instituição. Profissionais como dentistas, psicólogos, psiquiatras, dermatologistas, oftalmologista, etc. pessoas que possam atender os acolhidos sem custo com periodicidade semanal, quinzenal, mensal  semestral.

                  Alguns requisitos para ser voluntário:


Pessoas Físicas:
1- Ser maior de idade;
2- Estar ciente e comprometido com as questões do acolhimento institucional de crianças e adolescentes;
3- Realizar a capacitação em uma das instituições parceiras;
4- Agendar uma visita na sede do Abrigo e escolher qual tipo de voluntariado deseja assumir e para concretizar a relação de voluntário deverá assinar o termo de voluntariado.
5- O voluntariado é de no mínimo uma ano ( março até dezembro).

Pessoas Jurídicas:
1- Agendar uma visita e propor uma linha de trabalho voluntária;
2- Definir quais funcionários irão participar:
3- Cada pessoa deverá assinar o termo de voluntariado;
4- A empresa assinará um contrato de parceria e voluntariado com duração de pelo menos um ano.

Contamos com o apoio destas instituições parceiras para a captação, seleção e qualificação do voluntariado:


AVESOL - PUCRS
http://www.avesol.org.br/
Rua Almirante Barroso, n°665
Bairro Floresta
90220-021 - Porto Alegre - RS - Brasil
51 3221 2318
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Parceiros Voluntários
http://www.parceirosvoluntarios.org.br/
Largo Visconde do Cairu, 17 ? Prédio da Federasul
8º andar - Centro ? CEP: 90030-110
Tel. 55 (51) 2101.9750

 

 

Para informações: (51)3336-3754 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.